Os mistérios do planeta Vénus

Pela primeira vez na história, grandes pesquisadores usaram dados da sonda Venus Express para estudar detalhe do planeta Vênus

Direitos da matéria: Sérgio Sancevero in Vénus:

O primeiro planeta que o ser humano procurou saber mais, por estar mais próximo da terra, Vênus, revelou-se um mundo hostil onde a presença humana jamais poderá estar presente. Com temperaturas de 480 graus centígrados, com pressão atmosférica 90 vezes maior que o nosso planeta constituida com ácido sulfúrico, a primeira nave espacial a pousar em Vênus revelou um verdadeiro inferno

Vênus é um mundo muito estranho tem temperaturas proximo dos 500 graus.Tem chuvas de ácido sulfúrico castigando a superfície e pressão na superfície de 90 vezes superior à pressão na Terra.
O planeta é o único no sistema solar, que tem o dia maior que o ano. O dia em Vênus dura 243 dias terrestres e seu ano dura 225 dias terrestres.

Como resultado dessa característica única, Vênus tem um lado que podemos dizer de lado diurno. em que recebe uma grande quantidade de luz solar, e o outro lado que é o chamado lado noturno, que recebe pouca luz do Sol.

Pela primeira vez na história, grandes pesquisadores usaram dados da sonda Venus Express para estudar em detalhe o lado noturno de Vênus, e o que eles encontraram foi surpreendente.
A atmosfera de Vênus é tão espessa, que ela tem quase que vida própria e características bem únicas.
Em Vênus existe a chamada super rotação, ou seja, os ventos na alta atmosfera venusiana tem uma velocidade 60 vezes maior do que os ventos que sopram perto da superfície do planeta.
Essa super rotação é verificada em altitudes de 65 a 72 km da superfície.
Como o lado noturno de Vênus nunca tinha sido explorado de forma detalhada até então, os modelos de circulação atmosférica do planeta previam que a super rotação acontecia de maneira uniforme pela atmosfera do planeta.

No lado noturno de Vênus os pesquisadores encontraram grandes ondulações, nuvens despedaçadas, nuvens irregulares e padrões de filamentos que eles nunca tinham visto antes no lado diurno de Vênus.

Além disso os pesquisadores identificaram que o lado noturno é dominado por um fenômeno conhecido como ondas estacionárias, ou as chamadas ondas de gravidade. Essas ondas são misteriosas, pois não se movem juntamente com a atmosfera.

No lado diurno de Vênus, os pesquisadores já tinham identificado uma relação forte entre as feições topográficas do planeta e os movimentos atmosféricos. E os modelos de circulação atmosférica levavam isso em consideração.



Mas isso não acontece com as ondas estacionárias. Elas foram observadas no hemisfério sul do planeta, que tem feições topográficas baixas, e elas estão ausentes em níveis intermediários como os 50 km de altura.
Isso faz com que essas ondas estacionárias desafiem todos os modelos climáticos para Vênus e se transformam num grande mistério, pois os pesquisadores não sabem de onde elas vêm.

Assista o Video: Site: O PLANETA TERRA HD

Todos o direitos ao Site O PLANETA TERRA HD: https://goo.gl/n0jzTB
Muito mais Documentários.


SIGA-O NAS REDES SOCIAIS;
FACEBOOK:https://www.facebook.com/OPlanetaTerr...
PROP: CANAL: https://www.facebook.com/adeildovombrown
TWITTER: https://twitter.com/VomBrown
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/adeildovomb...

Nenhum comentário:

Zampais © Direitos autorais 2012 - 2022. Propriedade Zampaiso1 Politica de privacidade
.