O planeta plutão e suas curiosidades

A massa de Plutão é 500 vezes menor do que a Terra. Ele é composto de rocha e gelo de metano, mas também contém água congelada. O planeta-anão completa uma volta em torno do Sol a cada 247,7 anos terrestres. Um dia em Plutão dura 6,375 dias da Terra, ou seja: 153 horas.

O planeta tem cinco luas. A maior, Caronte, também será estudada de perto pela nave espacial da Nasa.

Uma sonda com o nome de New Horizons foi lançada em 2006 de Cabo Canaveral, Flórida (sudeste dos Estados Unidos), para uma viagem de quase 10 anos e 5 bilhões de quilômetros.

O sistema de Plutão é um resquício fóssil das origens do nosso Sistema Solar", disse o chefe cientista da NASA John Grunsfeld. Espera-se que a pesquisa forneça alguma luz sobre como se formou a vizinhança ao redor do Sol.

Uma vez que a sonda tenha completado sua missão de monitoramento de Plutão e Caronte, poderá prosseguir em sua jornada para se aproximar de outros objetos do Cinturão de Kuiper, a grande massa de destroços que restaram após o nascimento do sistema solar há 4,6 bilhões de anos.

Em 2006, uma mudança na definição da União Astronômica Internacional sobre o que é um planeta fez com que Plutão mudasse de categoria para planeta anão. ... Ele cumpre dois dos critérios para ser enquadrado como planeta, mas não um terceiro, o de ter uma órbita livre.

Nenhum comentário:

Zampais © Direitos autorais 2012 - 2022. Propriedade Zampaiso1 Politica de privacidade
.