Marte alguns detalhes sobre o planeta

 Diferentes valores tem sido estipulados para a temperatura de Marte, sendo o valor comum −55 °C. Temperaturas superficiais tem sido estimadas pela Viking Orbiter Infrared Thermal Mapper; que oscilam entre o máximo de 27 °C a −143 °C durante o inverno polar.



A atmosfera de Marte consiste em 95% de dióxido de carbono, 3% nitrogênio, 1,6% argônio, e ainda traços de oxigênio, água, e metano

A ejeção induzida pelo vento solar nos átomos atmosféricos de Marte foi detectada por sondas orbitais, indicando que o vento solar removeu a atmosfera marciana ao longo do tempo. A camada de ozônio da Terra fornece proteção adicional, a luz ultravioleta é bloqueada antes de dissociar a água em hidrogênio e oxigênio

Marte é o único, além da Terra, que possui clima

O planeta possui duas luas, as quais foram batizadas pelos astrônomos com os nomes dos filhos de Ares na mitologia grega, Phobos e Deimos.

Dentre os oito planetas do Sistema Solar, Marte ocupa a quarta posição, a partir do Sol. Sua cor avermelhada se deve ao solo rico em ferro. A superfície, cheia de crateras formadas por impactos de asteroides, apresenta diversas estrias, como se fossem antigos leitos de rios.

Por esse motivo acreditou-se, durante muito tempo, que havia água em Marte. E estudos da Nasa, a agência espacial norte-americana, indicaram, em 2004, que o planeta possuiu mares e confirmaram sinais da existência de água, no tempo em que as rochas ali estavam se formando. Entretanto, Marte possui gelo em seus pólos, que não é feito de água, mas de gás carbônico - o "gelo seco" - que é abundante na atmosfera marciana. A temperatura de até 142 graus Celsius negativos congela esse gás e forma a neve carbônica.

No inverno, essa é a temperatura usual e faz com que o branco do gelo se expanda até quase alcançar o equador (a metade) de Marte. Já no verão marciano, as temperaturas sobem para, no máximo, 20 graus Celsius e a camada branca recua para os pólos. Isso mesmo: Marte possui estações - ele é o único planeta, além da Terra em que o ano se divide em estações do ano - mas elas duram mais tempo que as daqui da terra.

Como o planeta vermelho tem menos gravidade do que a Terra, o peso de uma pessoa seria 62% menor por lá e a capacidade de levantar pesos fica duas vezes maior: cada quatro quilos na Terra correspondem a pouco menos que dois quilos em Marte.

A temperatura pode atingir 20ºC ou cair para -153ºC, o que varia de acordo com o período do dia e as estações. O planeta é mais frio do que a Terra porque sua distância do Sol é maior.

E enquanto respiramos uma mistura de nitrogênio, oxigênio e outros gases na Terra, em Marte essa mesma quantidade de oxigênio só seria alcançada após “inalarmos” mais de 14 mil vezes: com a atmosfera 100 vezes menos densa e composta principalmente por dióxido de carbono, o planeta oferece pouco oxigênio para respirarmos.



Mesmo assim, missões espaciais planejam enviar tripulações humanas ao planeta vermelho, com planos ousados de um dia colonizar o local e torná-lo habitável a seres humanos.

Informações sobre marte

Raio: 3.389,5 km

Gravidade: 3,711 m/s²

Área da superfície: 144.800.000 km²

Duração do dia: 1d 0h 37m

Período orbital: 687 dias

Distância do Sol: 227.900.000 km

Luas: Fobos, Deimos

Nenhum comentário:

Zampais © Direitos autorais 2012 - 2022. Propriedade Zampaiso1 Politica de privacidade
.