As curiosidades do planeta Vênus


Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar a partir do Sol. Ele é o segundo objeto mais brilhante no céu noturno depois da Lua, e em dias bem claros também é possível vê-lo a olho nu.

Vênus foi o único planeta do Sistema Solar que recebeu o nome de uma figura feminina, fazendo com que fosse naturalmente associado ao amor, à feminilidade e ao romance ao longo da história.

Devido às muitas semelhanças com nosso planeta Terra, Vênus também é considerado um planeta irmão da Terra, mas apesar disso, ele tem características únicas e impressionantes.

Distância do Sol: 108.200.000 km
Duração do dia: 116d 18h 0m
Área da superfície: 460.200.000 km²
Período orbital: 225 dias
Raio: 6.051,8 km
Gravidade: 8,87 m/s²
Temperaturas:  470 graus Celsius.

É considerado o planeta gêmeo da Terra

Vênus é o planeta mais parecido com a Terra do nosso Sistema Solar. Os dois corpos são quase do mesmo tamanho e a composição de Vênus é basicamente igual ao do nosso planeta. A órbita de Vênus também é a mais próxima da Terra do que qualquer outro planeta do sistema solar.



Ambos os planetas têm superfícies relativamente novas, e têm atmosferas densas com nuvens. Mas, ja as nuvens de Vênus são feitas principalmente de ácido sulfúrico, e os ventos passam por elas em velocidades super rápidas que podem chegar a 724 km/h. Esses ventos venusianos são mais rápidos que o tornado mais veloz da Terra.

Vênus leva aproximadamente 243 dias terrestres para completar uma única rotação, fazendo com que um dia em Vênus seja mais longo do que em qualquer outro planeta.

É o planeta mais quente de todo o Sistema Solar

As densas nuvens de ácido sulfúrico em torno de Vênus tornam impossível ver sua superfície de fora de sua atmosfera. Mas depois que o mapeamento de rádio foi desenvolvido na década de 1960, os cientistas foram capazes de observar e medir as temperaturas extremas deste planeta.

Sua atmosfera é feita de dióxido de carbono, e por esse motivo cria-se um grande efeito estufa aquecendo a superfície de Vênus, fazendo com que as temperaturas lá cheguem à 470 graus Celsius. Esse calor é suficiente para derreter chumbo.

Ele não chega nem perto de ser o maior planeta do Sistema Solar, mas sua proximidade com a Terra faz com que para nós ele seja o mais brilhante dos planetas no céu. A Lua é o único objeto natural que é mais brilhante que ele.

Nenhum comentário:

Zampais © Direitos autorais 2012 - 2022. Propriedade Zampaiso1 Politica de privacidade
.