Pesquisar este blog

Como esta hoje o professor Girafales

Aos 81 anos, verdadeiro professor Girafales enfrenta duras provas e pede ajuda para custear seu tratamento



Por décadas, Rubén Aguirre Fuentes deu vida ao professor Girafales, o mestre de uma turma de alunos bagunceiros e sem muita vontade de estudar na série de televisão Chaves. Hoje, no entanto, é ele quem enfrenta uma dura prova.

Aos 81 anos de idade, o ator mexicano está doente e diz não ter dinheiro para custear os cuidados médicos que precisa, acusando a Associação Nacional de Atores (ANDA) do México de se negar a ajudá-lo com isso, o que o sindicato nega.

Hoje, a dívida de Aguirre Fuentes é de cerca de 75 mil pesos, o equivalente a R$ 15 mil, e segue aumentando.
“Se tivesse forças e recursos para resolver esta situação, eu o faria, até porque questões de saúde não podem esperar”, disse o ator em uma carta sobre as dificuldades que enfrenta, publicada recentemente com o título “E agora, quem poderá me defender?”

Segundo sua filha, Verónica Aguirre, a dívida de seu pai tem gerado complicações. “Não aceitam meu pai no hospital sem termos uma garantia de pagamento”, diz ela.

Mas como o professor Girafales chegou a esta grave crise depois de estrelar uma das mais populares séries de TV da América Latina por tantos anos?


Por quase toda sua vida, o ator pagou suas contas com o que ganhava na televisão, no teatro e com seu circo.

Mas, no fim de 2007, Aguirre e sua esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro, e o ator teve de deixar os palcos.

Desde então, ambos vivem em cadeiras de rodas, ainda que a situação mais grave seja a de sua mulher, que perdeu uma das pernas no acidente e precisou passar por quatro cirurgias até hoje.

Além disso, Aguirre Fuentes tem diabetes, controlada com medicamentos, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna.

Os cuidados médicos consumiram as apólices de seguro feitas pelo casal. A família teve de custear parte do tratamento, mas seus recursos também se esgotaram.

“Meu pai se aposentou faz nove ou dez anos, mas nunca pediu ajuda à associação”, diz a filha do ator. “Ele pagou tudo do próprio bolso, mas, de uns tempos para cá, tem precisado do auxílio de seu sindicato.

Palavras de Rubén Aguirre

"Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitaram (...) É meu desejo fazer a opinião pública conhecer o desinteresse de meu sindicato, ANDA, em cumprir suas obrigações; no caso, prestar efetivamente uma atenção médica digna, à qual temos direito após ter cumprido como associado com minhas cotas", diz

'Forças acabaram'

"Minhas forças se acabaram. Tenho lutado há dez anos por esse direito, porque há dez anos preciso dele", escreve. "Tenho 81 anos e, repito, tenho sérios problemas de saúde."

Em agosto de 2014, Rubén Aguirre foi internado no México com quadro de desidratação e anemia. De acordo com seu filho, Arturo Aguirre toma medicamentos há pelo menos duas décadas para controlar doenças renais e diabetes. "Nós o trouxemos arrastado, pois [ele] não queria vir", disse o filho sobre a internação. Ele acrescentou ainda que o pai estava "fraco e não conseguia se levantar"

Fonte da matéria: pragmatismopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postagens mais recentes

Zampaiso Variedades © Direitos autorais 2012 - 2016. Propriedade Zampaiso1 Politica de privacidade
.