Benefícios do vinagre e do limão

 BENEFÍCIOS DO VINAGRE:
O vinagre provém da fermentação de uma bebida alcoólica e quase sempre o mais indicado é feito da cidra ou do vinho. Nela, o álcool se mistura ao oxigênio contido no ar para desaparecer e se transformar em ácido acético e água. Muito simples de ser preparado, o vinagre é, entre outras coisas, dotado de uma vasta gama de vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e várias enzimas.


Mesmo depois de 10 000 anos há ainda quem pense que no vinagre há toda sorte de virtudes que podem lutar contra a artrite, osteoporose, cânceres, azia, diarréia e outras tantas doenças, além do combate ao envelhecimento. Os poderes curativos e profiláticos provenientes do uso do vinagre vêm desde os tempos mais remotos até o reconhecimento científicos dos nossos dias.

Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra. Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia) e cálcio.

*Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre à água onde está mergulhado um osso, o cálcio do osso será extraído e ficará depositado no fundo recipiente. Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar seus pacientes com esta bebida. Utilizada como desinfetante e, inclusive, ainda hoje, alguns hospitais fazem uso do vinagre que tem assegurado sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também por sua composição competente para fins antisépticos.

OS BENEFÍCIOS DO LIMÃO    

O limão contém potássio, cálcio, fósforo, magnésio, enxofre, sódio, cloro e ferro. Apesar do sabor ácido, ele exerce poderosa reação alcalina no organismo. E não são poucas suas virtudes:

Cura erupções da língua e dos lábios, afta e frieiras;
É muito recomendável para as gestantes, pois as prepara para um parto sem dor e seus filhos virão à luz sãos e com reservas de proteínas por oito meses;
Faz desaparecer rapidamente as manchas do rosto e é vermífugo;
Neutraliza a bílis do fígado e lubrifica a parede da vesícula;
Contribui eficazmente para o funcionamento normal do metabolismo assimilativo interno;
Regulariza os períodos menstruais e ativa as trompas;
Cicatriza as úlceras do estômago e evita sua formação;
Cura ferida, da garganta e da boca, que irradiam a gastrite catarral;
É muito indicado contra a coceira e irritação da pele; Friccionado sobre a pele afugenta moscas e mosquitos (neste caso não se exponha ao sol, pois poderão surgir manchas na pele).
Ao destruir o ácido úrico, converte-se em remédio eficaz contra o reumatismo;
É o grande substituto da tintura de iodo. Tem mais vantagens que esta e não tem nenhuma de suas implicações. Aplicado puro, é o melhor desinfetante e o melhor cicatrizante;
Combate as dores de estômago ventre e rins;
Combate a sede, bem como a falta de secreção de sucos pelas glândulas da boca e do estômago;
É usado para combater a obesidade;
Atenção! Não use limão em casos de colite ou inflamação do aparelho digestivo.
O limão é ainda excelente adstringente, acidulante, refrescante e branqueador.
Devido essas propriedades, é empregado na produção de loções para peles oleosas, cremes faciais clareadores, cremes para clarear a pele das mãos, sprays para cabelos normais ou oleosos, xampus para cabelos oleosos, pastas dentifrícios e, especialmente, para restaurar a acidez da cútis.

Texto: Jana: Fonte:  br.answers.yahoo.com

Nenhum comentário:

Zampais © Direitos autorais 2012 - 2022. Propriedade Zampaiso1 Politica de privacidade
.