Pesquisar este blog

A história da serie Chapolin colorado

De: Lais_Shimyts: site: autobahn.com.br/

Chapolin colorado, também conhecido por polegar vermelho é um personagem humorístico de origem mexicana, classificada como siticom, idealizado pelo ator, escritor e comediante capitalino (Cidade do México) Roberto Gómez Bolaños, uma aposta no qual a princípio era enxergada como arriscada, porém hoje podemos afirmar com segurança que foi algo bem sucedido e seu legado atravessa fronteiras continentais, sendo presente em diversas emissoras de televisão ao redor do mundo até os dias atuais.

Sua estréia ocorreu em 1970, através da televisão independente do México, como quadro da atração "Los Supergenios de La Mesa Cuadrada". Em 1973 deixou de ser quadro e passou a integrar a programação da maior emissora do país, a Televisa, onde enfim atingiu o status de programa através do formato sitcom. Isso ocorreu até 1979, afinal entre 1980 e 1992, "El Chapulín Colorado" passou a integrar a serie "Programa Chespirito" onde haviam muitos quadros produzidos por Bolaños, que também é conhecido por Chespirito.

Em 1984, Silvio Santos, recém empresário das comunicações aqui no Brasil, visando uma alternatividade em sua programação na então TVS, resolveu fechar parcerias com a rede de tv mexicana televisa, no qual aqui no país ele adquiriu os direitos dos programas "El Chavo del Ocho" (Chaves) e do "El Chapulín Colorado" (Chapolin), aliado ao pacote de novelas que ele comprou. Inicialmente as atrações eram veiculadas aqui no período do almoço, através da atração infantil Bozo. No começo eram apenas quadros, porém o sucesso foi nítido e transformou-se em programa fixo, tanto o Chapolin quanto o Chaves, chegando a ser exibido duas vezes ao dia ambas as atrações. .

No passar dos anos Chapolín colorado e Chaves conseguiram "atuar" em horário nobre na emissora de Silvio Santos. Não apenas no Brasil, EUA e América Latina que o seriado foi um sucesso, países europeus e asiáticos também abraçaram a filosofia "chespiritana" de gargalhar e se divertir. Aqui no Brasil houve também a produção de revistas em quadrinhos através da editora Globo. Através da plataforma Master System, houve jogos de vídeo game do polegar vermelho. A dupla Chapolin e Chaves começaram assim a fazer parte da cultura brasileira e principalmente a encantar crianças e adultos por aqui.

Hoje há vários produtos licenciados com a marca Chaves ou Chapolin aqui no Brasil. Hoje é possível acompanharmos através de DVD e emissora por assinatura (Cartoon Network), por exemplo suas aparições como seriado comum ou em animação (desenho). Um fato curioso é que em 2008, segundo dados do IBOPE, no horário do almoço a sitcom conseguiu ser líder de audiência durante a semana através da antiga TVS, atual SBT ficando a frente do noticiário "Jornal Hoje" da emissora concorrente Rede Globo.

O que foi uma aposta a quase trinta anos atualmente é um fenômeno. Sem dúvidas que ambos sitcom foram fundamentais para o amadurecimento dos jovens em adultos através do entretenimento, obviamente com mensagens embutidas e sarcásticas nas condições sociais do povo latino americano, que é o caso do próprio Chapolin, um super herói que se opõe aos padrões do Superman (uma crítica as imposições da cultura dos EUA na América Latina). Roberto Bolaños é aclamado pela crítica mexicana e aplaudido pela brasileira. Seu humor ácido de forma sútil e inocente de forma predominante são suas marcas registradas. Hoje somos gratos a esse gênio do humor latino, que com inteligência não deixou de ser engraçado, nos tornando admiradores de seus trabalhos, atravessando gerações, fronteiras e contribuindo para momentos memoráveis.

Fonte: Lais_Shimyts: site: autobahn.com.br/

Nenhum comentário:

Postagens mais recentes

Zampaiso Variedades © Direitos autorais 2012 - 2016. Propriedade Zampaiso1 Politica de privacidade
.