Alergia! intolerância à proteína do leite

A intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) possuem características, sintomas e tratamentos diferentes. Enquanto a intolerância pode surgir a qualquer momento, inclusive na vida adulta, a alergia APLV ocorre geralmente em bebês e crianças menores de três anos; raramente ocorre em adultos.

 Intolerância à lactose caracteriza a impossibilidade de digestão de produtos lácteos (leite e seus derivados) e ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactaze ou produzem-na em quantidade insuficiente para digerir a lactose, que é o açúcar presente no leite. Esta disfunção pode acontecer em qualquer momento e se agravar na vida adulta.

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca ou em seus derivados. Assim que os bebês nascem, seu intestino ainda está imaturo e a ingestão destas proteínas pode iniciar um processo de inflamação no aparelho digestivo. A APLV atinge cerca de 5% dos bebês e crianças menores de 3 anos. Já os adultos, raramente têm esta disfunção.

Sintomas intolerância à lactose

Os sintomas: clássicos da ocorrência de intolerância à lactose são:
Diarréia
Vômitos
Dificuldade em ganhar peso

Diagnóstico

O teste mais comum realizado para diagnosticar a intolerância à lactose é feito da seguinte forma: o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, são colhidas amostras de sangue que indicam os níveis de glicose. Se não houver alteração, significa que a pessoa é intolerante à lactose.

Tratamento

Nos casos de intolerância à lactose, basta substituir o leite e seus derivados por versões com redução ou zero lactose, seguindo sempre a orientação e recomendação do médico e/ou nutricionista.

Os sinais e sintomas: comuns da ocorrência da alergia à proteína do leite de vaca são:

Gastrointestinais

Regurgitação frequente
Vômitos
Dificuldade para engolir
Sensação de alimento parado na garganta
Cólicas intensas
Recusa alimentar e falta de apetite
Diarréia
Diarréia com sangue
Sangue nas fezes
Intestino preso
Assadura perianial

Respiratórios

Coriza
Obstrução nasal
Chiado e Tosse
Respiração difícil (quando não for causada por infecções ou outras alergias)

Cutâneos (na pele)
        
Urticária (placas vermelhas na pele)
Inchaço dos lábios e dos olhos
Coceira nos olhos e na pele
Dermatite atópica (pele grossa, com descamação e/ou feridas)
Olhos vermelhos e lacrimejantes

Outros sintomas gerais

Anafilaxia (coceira e vermelhidão na garganta e no corpo, acompanhadas de dificuldade para respirar, queda de pressão e, nos casos mais graves, fechamento da garganta)

Diagnóstico

Caso você perceba a manifestação de algum destes sintomas no seu filho, procure o seu médico para conversar sobre o diagnóstico de APLV. Ele deve analisar toda a história do paciente e solicitar o teste cutâneo ou exame de sangue. Se a relação entre a ingestão e o quadro clínico não ficar tão evidente, será necessário confirmar o diagnóstico através de provocação oral

Tratamento

Nos casos de alergia, é preciso cortar de vez a proteína do leite da dieta e ficar atento aos rótulos dos alimentos. Nomes como caseína e soro, por exemplo, significam que há presença de proteína de leite e parecem com frequência em produtos industrializados.

É importante lembrar que a falta de leite na dieta pode resultar na carência de cálcio, vitamina D, riboflavina e outras proteínas, tornando necessário o acompanhamento de nutricionista.

Dicas: ao comprar e consumir alimentos

Fique atenta à composição das preparações, pois o alimento que causa alergia alimentar pode estar oculto. No caso do leite de vaca, lembre-se que ele entra como ingrediente de manteiga, margarina, creme de leite, chocolate, sorvete, bolo, pudim, empanados, molhos e tortas, entre outros.

Entre em contato com as indústrias alimentícias, através do SAC, para conhecer melhor a composição dos produtos que o seu filho consome.

Tente experimentar as receitas fornecidas pelo médico e/ou nutricionista para melhorar a aceitação da dieta e variar o cardápio.

Matéria do site:danonebaby.com.br

Nenhum comentário:

Zampais © Direitos autorais 2012 - 2022. Propriedade Zampaiso1 Politica de privacidade
.